13/04/2016

Adeus, Aedes!

Construtora Baptista Leal mobiliza funcionários contra epidemia causada pelo mosquito

A luta contra o Aedes Aegypti depende de todos nós. Foi com esse mote que a Baptista Leal realizou uma série de ações educativas em sua sede e canteiros de obras. A campanha Adeus Aedes contou com o apoio das prefeituras do Recife e de Jaboatão dos Guararapes e com a participação de toda a construtora, do escritório aos canteiros de obras.

Para se ter uma ideia de como é urgente combater o foco do mosquito, as arboviroes (zika, chikungunya e dengue) já contaminaram diversos operários da BL. “Já tivemos semanas em que nada menos do que sete funcionários chegaram a faltar, doentes. Todos pagam o preço da doença. As pessoas que não adoeceram ficam sobrecarregadas, pois nossas obras não podem atrasar”, avalia Viviane Alves, técnica em Segurança do Trabalho da Baptista Leal.

Para reforçar a importância da prevenção, quatro encontros foram realizados entre agentes de saúde e a Baptista Leal: um no escritório central, no bairro da Madalena, e os demais nos canteiros de obras do Versatti Residence, Villa Benfica (Recife) e Fazenda Suassuna (Jaboatão). “Nossa equipe interagiu bem e tirou todas as dúvidas. Os dados apresentados pelas prefeituras foram muito alarmantes, despertando mais ainda nosso interesse”, afirma o gerente comercial da BL, Leo Fontes.

Suely Gomes é Chefe de Divisão de Vigilância à Saúde do da Prefeitura do Recife e comandou alguns dos encontros. “Foi muito bom esclarecer as dúvidas sobre as três arboviroses e mostrar como se combate o Aedes aegypti. Todos participaram fazendo perguntas, e tirando dúvidas. É muito gratificante pra gente quando repassamos essas informações, pois sabemos que eles irão repassar tudo o que aprenderam conversando com amigos e família”, avalia Suely.

As palestras abordaram as diferenças entre a zika, dengue e chikungunya, como procurar assistência médica especializada e dicas de prevenção. O ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti também foi discutido.

Quem assistiu às palestras também aprovou a iniciativa da Construtora. O servente de obra Rodrigo Barros trabalha há 11 meses na empresa e sabe que todo cuidado contra o mosquito é pouco. “Foi bom para alertar todo mundo que ainda não conhecia alguns detalhes”, disse.

O eletricista da BL Adeilton Luiz afirma que atualmente os operários estão muito mais prevenidos do que há 8 anos atrás, quando entrou na construtora. “É sempre bom saber mais. Estamos mais atentos à água e ao lixo. Palestras como essas são sempre proveitosas. Eu mesmo aprendi nesse encontro como usar corretamente o larvicida”, observa.

Atualmente a construtora realiza diversas ações preventivas em seus canteiros, como lavagem semanal dos reservatórios, que ficam sempre tampados e suspensão do material de construção em pallets para evitar o acúmulo de água. “Durante as obras fazemos sempre a limpeza dos pisos ao ar livre e recolhemos o lixo diariamente”, completa Viviane Alves.

A campanha Adeus Aedes será permanente, com sinalizações especiais nas obras e escritório, para que fiquemos sempre alerta. Afinal, combater o mosquito é uma questão de saúde pública. Saiba como se prevenir no site do Ministério da Saúde: http://combateaedes.saude.gov.br/prevencao-e-combate