05/01/2015

Fazenda Suassuna: empreendimento popular de grande porte

Já tendo em seu currículo a execução de obras públicas em todo o Estado, a Baptista Leal agora apresenta o resultado de uma nova parceria com o Governo Federal, dentro do programa Minha Casa Minha Vida: a Fazenda Suassuna, em Jaboatão dos Guararapes. O projeto total terá 1440 unidades – desse total, a Baptista Leal é responsável pelas quadras 4 e 5, em um total de 576 unidades.

Cada quadra possui nove edifícios habitacionais com térreo mais três pavimentos, um centro comunitário, um mini-campo e uma área de lazer com parquino. O empreendimento é destinado à clientes da faixa 1 do MCMV (com renda mensal de até R$1600 reais) e será entregue diretamente pelo Governo Federal em março de 2016.

Além do porte do projeto, o destaque é a tecnologia inovadora adotada pela Baptista Leal: as paredes dos edifícios são de concreto armado, moldadas in loco. A técnica acelera as obras em escala industrial – para se ter uma ideia, o ritmo de construção da Fazenda Suassuna é de um andar, com oito apartamentos, por semana. As estruturas metálicas são importadas da Colômbia. “Trata-se de um projeto com uma linha de produção industrial, graças a esse sistema construtivo, que nos dá agilidade na execução de um projeto de grande porte como esse”, afirma Bruno Leal, Diretor Executivo da Construtora.

Esse é o segundo empreendimento da Baptista Leal no segmento habitacional popular. Em 2012, 487 casas foram entregues em parceria com o Governo Federal em Timbaúba, todas com água, esgoto, iluminação pública e ruas asfaltadas, além de uma praça.

Os investimentos e tecnologias desenvolvidos na construção da Fazenda Suassuna realizados serão aproveitados em futuros lançamentos da Baptista Leal, que serão financiados pelo Minha Casa Minha Vida. “Estamos com estudos e perspectivas de atuação em duas regiões: no final da Avenida Caxangá e em Teijipió. A ideia é termos um novo projeto, voltado para a faixa 2 do MCMV, em 12 meses”, afirma o Diretor Bruno Leal.