01/05/2015

Qualidade no trabalho e na vida privada

Mês das mães e dos trabalhadores, maio é um mês especial para a Construtora Baptista Leal. A empresa pode homenagear nossos funcionários e colaboradores, dando especial atenção às mães que conciliam carreira e família todos os dias. Na pauta das ações, os trabalhadores que atuam nos canteiros de obras da empresa (Villa Benfica, Versatti Residence e Fazenda Suassuna) tiveram direito a um café da manhã especial, com direito a palestras motivacionais. Nos encontros, eles puderam perceber que mais do que um trabalho, o emprego pode ser fonte de amizades e desenvolvimento humano.

Alessandra Queiroz está há dois anos na construtora e diz que a relação entre os colegas faz com que se sinta em casa. “Há uma interação muito grande aqui. Além de colegas de trabalho, existe uma amizade aqui dentro. A gente divide tarefas, para contribuir no resultado da empresa, e compartilha muito da vida pessoal”, conta.

Para o psicólogo e personal coach Nelson Matheus, essa é uma tendência que veio para ficar nos escritórios. “As empresas estão mMês das mães e dos trabalhadores, maio é um mês especial para a Construtora Baptista Leal. A empresa pode homenagear nossos funcionários e colaboradores, dando especial atenção às mães que conciliam carreira e família todos os dias. Na pauta das ações, os trabalhadores que atuam nos canteiros de obras da empresa (Villa Benfica, Versatti Residence e Fazenda Suassuna) tiveram direito a um café da manhã especial, com direito a palestras motivacionais. Nos encontros, eles puderam perceber que mais do que um trabalho, o emprego pode ser fonte de amizades e desenvolvimento humano.
Alessandra Queiroz está há dois anos na construtora e diz que a relação entre os colegas faz com que se sinta em casa. “Há uma interação muito grande aqui. Além de colegas de trabalho, existe uma amizade aqui dentro. A gente divide tarefas, para contribuir no resultado da empresa, e compartilha muito da vida pessoal”, conta.
Para o psicólogo e personal coach Nelson Matheus, essa é uma tendência que veio para ficar nos escritórios. “As empresas estão modificando a antiga cultura que se detinha ao técnico e passando a dar extremo valor aos relacionamentos. Nada é desenvolvido de forma isolada”, afirma.
Além do trabalho de equipe, Nelson Matheus enumera dois elementos esseiciais para se manter a produtividade: ter liderança e foco no dia a dia. “O papel de um bom líder é essecial. Um líder que impacta positivamente seu time, que incentiva a contribuição e o suporte entre seus colaboradores”. E o que pode tirar o foco durante o expediente? “Como num efeito em cadeia, sua distração faz você olhar o celular, o facebook e todas as mídias online; ir tomar um cafezinho, dar uma volta”, completa. Para manter o foco, é importante priorizar atividades, organizar a agenda e saber o propósito da tarefa a ser executada. “Sempre deve-se focar na ação, é nela que está toda a possibilidade de mudança”.

Dicas para ser bem sucedido no trabalho:
Tenha objetivos específicos e foque nos resultados de médio a longo prazo;
Organize uma lista de atividades a serem feitas.

Aprenda a lidar com as próprias emoções, exercite a resiliência, que é a capacidade de cada indivíduo lidar com os problemas.

Desenvolva suas competências interpessoais – em outras palavras, interaja com seus colegas de trabalho, goste de estar com as pessoas.

Fonte: Nelson Matheus, psicólogo e coach